sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atividade 2

2 – Colocando em prática as noções de ambiguidade e polissemia

Alunos continuem organizados em grupos de três. A proposta desta etapa da aula é aprofundarem o conhecimento em relação ao tema da aula. Vocês deverão acessar o blog “Análise de textos” e cada grupo deverá ler dois tópicos.

http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia


1) Nesse blog, vocês terão acesso a seis pequenos tópicos que abordam o tema ambiguidade e polissemia.São eles:
A) Como a ambiguidade pode matar seu texto;

B) Três ótimos exercícios sobre ambiguidade;

C) Ambiguidade nas tirinhas de “Hagar, o terrível”;

D) Exercício sobre ambiguidade e clareza;

E) A polissemia da palavra “chaninha”;

F) Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?


2)    Em relação ao 1º tópico, “Como a ambiguidade pode matar seu texto”, façam o que se pede:
a) Identifiquem as diferentes causas da ambiguidade apresentadas pelo autor do texto e expliquem-nas.
b) Para cada causa de ambiguidade citada acima, construam um exemplo de frase ambígua e a solução para desfazer a ambiguidade, como foi apresentado no texto.


3)    Quanto ao 2º tópico, “Três ótimos exercícios sobre ambiguidade”:
a) Respondam aos três exercícios propostos;
b) Expliquem cada frase ambígua existente nos exercícios, indicando as duas possibilidades de serem interpretadas.


4)    Em relação ao 3º tópico, “Ambiguidade nas tirinhas de ‘Hagar, o terrível’”:
a) Leiam a tirinha e identifiquem a ambiguidade existente nela.
b) Expliquem a causa da ambiguidade existente e quais sentidos podem ser reconhecidos na tira.


5)    Quanto ao 4º tópico, “Exercício sobre ambiguidade e clareza”, respondam:
a) Identifiquem a ambiguidade existente nas quatro frases propostas (de a até d), expliquem quais os dois sentidos possíveis e reescrevam essas frases desfazendo a ambiguidade.


6)    Em relação ao 5º tópico, “A polissemia da palavra ‘chaninha’”:
a) Identifiquem os sentidos possíveis para a palavra “chaninha” apresentados pelo autor.
b) Vocês conhecem outros significados para essa palavra? Se sim, citem-nos.
c) Expliquem o motivo da polêmica gerada pela utilização dessa palavra na cartilha citada pelo autor. Considerem os estudos feitos sobre polissemia.


7)    Observem o 6º tópico, “Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?”, e respondam:
a) Leiam o texto presente nesse tópico e identifiquem a polissemia e a ambiguidade existentes no texto.
b) Expliquem qual a importância da polissemia e da ambiguidade para a produção de sentidos desse texto.


8)    Apresentem suas respostas aos colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário