Alunos
continuem organizados em grupos de três. A proposta desta etapa da aula
é aprofundarem o conhecimento em relação ao tema da
aula. Vocês deverão acessar o blog “Análise de textos” e cada grupo deverá ler dois tópicos.
http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia
1) Nesse blog, vocês terão acesso a seis pequenos tópicos que abordam o tema ambiguidade e polissemia.São eles:
A) Como a ambiguidade pode matar seu texto;B) Três ótimos exercícios sobre ambiguidade;
C) Ambiguidade nas tirinhas de “Hagar, o terrível”;
D) Exercício sobre ambiguidade e clareza;
E) A polissemia da palavra “chaninha”;
F) Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?
2) Em relação ao 1º tópico, “Como a ambiguidade pode matar seu texto”, façam o que se pede:
a) Identifiquem as diferentes causas da ambiguidade apresentadas pelo autor do texto e expliquem-nas.b) Para cada causa de ambiguidade citada acima, construam um exemplo de frase ambígua e a solução para desfazer a ambiguidade, como foi apresentado no texto.
3) Quanto ao 2º tópico, “Três ótimos exercícios sobre ambiguidade”:
a) Respondam aos três exercícios propostos;b) Expliquem cada frase ambígua existente nos exercícios, indicando as duas possibilidades de serem interpretadas.
4) Em relação ao 3º tópico, “Ambiguidade nas tirinhas de ‘Hagar, o terrível’”:
a) Leiam a tirinha e identifiquem a ambiguidade existente nela.b) Expliquem a causa da ambiguidade existente e quais sentidos podem ser reconhecidos na tira.
5) Quanto ao 4º tópico, “Exercício sobre ambiguidade e clareza”, respondam:
a) Identifiquem a ambiguidade existente nas quatro frases propostas (de a até d), expliquem quais os dois sentidos possíveis e reescrevam essas frases desfazendo a ambiguidade.
6) Em relação ao 5º tópico, “A polissemia da palavra ‘chaninha’”:
a) Identifiquem os sentidos possíveis para a palavra “chaninha” apresentados pelo autor.b) Vocês conhecem outros significados para essa palavra? Se sim, citem-nos.
c) Expliquem o motivo da polêmica gerada pela utilização dessa palavra na cartilha citada pelo autor. Considerem os estudos feitos sobre polissemia.
7) Observem o 6º tópico, “Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?”, e respondam:
a) Leiam o texto presente nesse tópico e identifiquem a polissemia e a ambiguidade existentes no texto.b) Expliquem qual a importância da polissemia e da ambiguidade para a produção de sentidos desse texto.
8) Apresentem suas respostas aos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário