sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atividade 3 – A ambiguidade como estratégia argumentativa

Queridos alunos se organizem em duplas e analisem a campanha publicitária promovida em 2011 no Brasil, pelo Denatran, visando reconhecer um processo de construção linguístico-argumentativa, em que a utilização da polissemia gera ambiguidade e produz determinados efeitos de sentido. 

A campanha foi promovida para conscientização de motoristas durante o Carnaval .


Cada dupla deverá analisar um dos anúncios publicitários e façam a conclusão da atividade, no sentido de associar os seguintes aspectos: polissemia, ambiguidade, efeitos de sentido, estratégia argumentativa.

Para responderem às questões abaixo analise as propagandas onde ocorrem polissemia e ambiguidade:

1)    “A melhor pegada do Carnaval”: 

* disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/um-alerta-contra-bebida-e-transito-para-os-jovens-do-rio-salvador-olinda-e-recife/>. Acesso em: 08 de junho 2012.


* disponível em: <http://www.pt-sp.org.br/noticia/?acao=vernoticia&id=3405>. Acesso em: 08 de junho 2012.

2) Após lerem atentamente os anúncios publicitários , respondam:

a) Identifiquem de que forma a polissemia está manifestada nesses anúncios e expliquem-na.

b) A presença da polissemia provocou ambiguidade nos textos? Expliquem.

c) Qual o efeito de sentido gerado pela presença da ambiguidade nesses anúncios?

d) Vocês consideram que essa campanha publicitária é original e convincente?

e) Pode-se considerar que o uso da ambiguidade foi importante para a criação de sentidos da campanha? Esse uso pode ser entendido como uma estratégia argumentativa? Expliquem.


3) Apresentem suas conclusões aos colegas.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário