sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como a ambiguidade pode matar seu texto. Cuidado!!!

Sempre que falo em sala de aula sobre ambiguidade, trato disso como um erro que prejudica um texto. Isso decorre do fato de eu sempre “ensinar” como se escreve um bom texto. A ambiguidade é sim um problema que os textos podem apresentar e que se configura como um ruído da comunicação. Vejam o texto abaixo o que uma interpretação pode fazer:

AMBIGUIDADE É MESMO UM PROBLEMA NA INTERPRETAÇÃO?

Desconheço a procedência do texto, mas já o usei diversas vezes em aula para explicar o que é ambiguidade e também polissemia. Por enquanto,  fiquem com um belo exemplo de texto cuja confusão nas construções sintáticas e no vocabulário provoca um certo efeito de humor.

Em certa ocasião, uma família britânica foi passar as férias na Alemanha. No decorrer de certo passeio, os membros da referida família encontraram uma pequena casa de campo que lhes pareceu ótima para passarem as férias de verão. Conversaram com o proprietário, um pastor protestante, e pediram que lhes mostrasse a casa. A residência agradou aos visitantes ingleses que combinaram de ficar com ela para o verão próximo. Regressando à Inglaterra, discutiram muito sobre a planta da casa, quando, de repente, a senhora lembrou-se de não ter visto o WC. Confirmando o senso prático dos ingleses, escreveram para o pastor para obter tal pormenor. A carta foi assim redigida:
“Gentil pastor, sou membro da família que há pouco tempo o visitou, com a finalidade de alugar a sua casa no próximo verão, mas como nos esquecemos de um detalhe muito importante, agradeceríamos se nos informasse onde se encontra o WC.”
O pastor alemão, não compreendendo o sentido da abreviatura WC e julgando tratar-se da capela da seita inglesa White Chapel, assim responde:
“Gentil senhora, recebi a sua carta e tenho o prazer de lhe comunicar que o local a que se refere fica a 12 km da casa. Isto é muito cômodo, sobretudo se tem o hábito de ir freqüentemente. Neste caso é preferível levar comida para ficar lá o dia todo. Alguns vão a pé, outros de bicicleta. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 em pé. O ar condicionado é para evitar inconvenientes comuns nas aglomerações. Os assentos são de veludo e recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado. As crianças permanecem ao lado dos adultos e todos cantam em coro. À entrada, é fornecida uma folha de papel a cada pessoa, mas se chegar depois da distribuição pode usar a folha do vizinho ao lado. Tal folha é restituída à saída para ser usada durante o mês. Existem amplificadores de som e tudo o que se recolhe é para as crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram flagrantes para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver seus semelhantes no cumprimento de um dever tão honrado!”
como usar o verbo fazer e o verbo haver

ENTENDA TUDO SOBRE AMBIGUIDADE

A ambiguidade pode ser usada para obter um efeito de sentido no receptor. Se ela for produzida de forma involuntária e não tiver essa finalidade como recurso textual, será considerada indevida e inadequada por dificultar a compreensão do texto pelo interlocutor.
Para obter coesão e coerência é preciso, portanto, evitar essa ambiguidade, causada por pontuação imprópria, por problemas de construção textual e por emprego de palavras com mais de um sentido, que podem gerar, de forma não intencional, mais de uma possibilidade de interpretação. Veja este exemplo:
O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.
O sentido da frase ficou ambíguo, porque as palavras esse e suas podem referir-se tanto a "computador" quanto a "homem". Tanto este quanto aquele podem não realizar o seu trabalho por completo.
Para que não ocorra ambiguidade, pode-se escrever essa frase assim:
O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas.
O exemplo que eu dei poderia ter sido encontrado em qualquer blog que tivesse como objetivo falar sobre os avanços na área de tecnologia. Para evitar que isso ocorra, observe alguns casos frequentes de ambiguidade, que podem ser problemáticos, e os sentidos possíveis de cada frase:
a)  Problemas com o uso de pronomes possessivos
Raquel preparou a pesquisa com Sílvio e fez sua apresentação. (Raquel fez a sua apresentação ou a de Sílvio?)
•  Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ambos fizeram a apresentação.
•  Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ele fez a apresentação dele.
•  Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ela fez a apresentação dela.
b)  Problemas com o uso de pronomes relativos
Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artística é inegável. (É o teatro ou o museu que possui qualidade artística?)
• Visitamos o teatro e o museu, os quais têm qualidade artística.
• Visitamos o teatro e o museu, e aquele tem qualidade artística.
• Visitamos o teatro e o museu, e este tem qualidade artística.
c)  Colocação inadequada de palavras
O cliente aborrecido recusou o vinho por causa da safra. (O cliente era aborrecido ou ficou aborrecido naquele momento?)
• O cliente recusou aborrecido o vinho por causa da safra.
• O cliente, que era aborrecido, recusou o vinho por causa da safra.
d)  Sentido indistinto entre agente e paciente
A recepção dos noivos foi no salão do clube. (A recepção foi oferecida pelos noivos ou eles foram recepcionados?)
• A recepção foi oferecida pelos noivos no salão do clube.
• Os noivos foram recepcionados no salão do clube.
e)  Uso indistinto entre o pronome relativo e a conjunção integrante
O motorista falou com o passageiro que era gaúcho. (O motorista era gaúcho ou o passageiro?)
• O motorista disse que era gaúcho ao passageiro.
• O motorista conversou com o passageiro gaúcho.
f)   Problemas com o uso de formas nominais
O pai viu o filho chegando em casa bem tarde. (Quem chegou em casa bem tarde: o pai ou o filho?)
• O pai viu o filho que chegava em casa bem tarde.
• O pai, ao chegar em casa bem tarde, viu o filho.
Você conhece situações em que a ambiguidade é desejável? Alguma piada que seja baseada na ambiguidade? Deixe-a aí nos comentários.

Três ótimos exercícios sobre ambiguidade

Como todos sabem, ambiguidade é um vício de linguagem no qual identificamos mais de um sentido num enunciado. Com essa definição simples, introduzo os próximos exercícios. Bons estudos.

exercicio_portugues_gabarito (11) 
Exercícios sobre ambiguidade

01 – Não há ambiguidade na  frase:
a) Estivemos na escola da cidade que foi destruída pelo incêndio.
b) Câmara torna crime porte ilegal de armas.
c) Vi  o acidente do barco.
d) O policial prendeu o ladrão em sua casa.

2 – Indique a ambiguidade das frases a seguir.
a) João e Maria vão casar-se .
b) Eu e ela viemos de carro.
c) O juiz declarou ter julgado o réu errado.
d) Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.
e) Não gostei da pintura da minha irmã.

3- Reescreva as frases , eliminando as ambiguidades.
a) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
b) Se você tivesse ido à festa com José, encontraria sua namorada.
c) Você deve esperar seu irmão e levá-lo em seu carro até o hospital.
d) Em casual encontro com Júlia , Pedro fez comentários sobre os exames.
e) André foi com o amigo à casa do professor.

Um comentário: